Carta de Pesados de Mercadorias (Cat. C)





20 comentários:

  1. Boas,
    Desde já agradeço a compilação desta informação, que facilita muito a preparação para o exame.
    No entanto, detectei que no Tema VIII, a resposta correcta à pergunta n.º 73 é indicada como sendo a opção C, mas a certa é a B. Acho que deveria ser corrigido.
    Obrigado,
    Nuno Pinheiro

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    1. Olá Nuno... tem razão a resposta correcta é a B. Foi um lapso da minha parte, obrigado por ter dado conta e ter comentado a situação.

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  2. No tema III na pergunta 9, eu gostava de saber qual a resposta certa? Porque segundo o código da estrada, nenhuma delas está correta...
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    A - Automóveis e reboques de mercadorias ( está errada porque não vão todos os reboques de mercadorias

    B - Motociclos e veiculos pesados ( está errada pois não vão ser inspeccionados todos os motociclos )

    C - Motociclos, veiculos pesados e todos os reboques ( está errada porque novamente não são todos os reboques e não são todos os motociclos )


    Pela data destes exames a única resposta possivel de estar certa seria a A e não a B


    Pedro Pereira

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    1. Boas,

      A pergunta para essas opções não é a 9 mas sim a 8, estando correcta a resposta A, pois para os automóveis e reboques de mercadorias a IPO é obrigatória. Todos os reboques pesados são obrigados a IPO, não incluindo é claro os de uso agrícola. Apesar da opção não mencionar pesados, subentende-se e é a mais correcta.
      Já as outras opções são logo de descartar quando mencionam os motociclos.

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    2. Olá Boa noite, como já foi referido pelo Nuno Pinheiro, a pergunta para essas opções não é a 9 mas sim a 8, estando correcta a resposta A. Continuação de bom estudo...

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    3. ALGUÉM ESTÁ A FAZER CONFUSÃO NA LEITURA DAS PERGUNTAS. AS SOLUÇÕES ESTÃO CORRETAS.

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  3. boa noite
    no tema 3 na pergunta 9, julgo que nao esteja corecta, pois na correção esta a opção B, julgo que seja a B..

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    1. Olá caro leitor, desculpe mas está enganado, os centros de inspeção não são do "agora o chamado IMT", são sim centros privados que estão licenciados/autorizados pelo IMT (Instituto de Mobilidade e Transportes)a poderem desempenhar esta função, digamos assim, logo a solução correta é a "B".
      Continuação de bom estudo ...

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  5. Boa Noite, tenho uma dúvida que gostava ver esclarecida que é a seguinte:
    No tema 1 pergunta 1
    1-A barra de torção tem por finalidade

    A-Absorver os choques provocados pelas irregularidades da via
    C-Limitar a inclinação transversal do veículo provocada pela força centrífuga, quando este descreve uma curva.

    Já estive a ler várias coisas sobre a barra de torção e a mesma faz as duas funções das respostas.
    No entanto eu acho que a resposta certa será a A, se me puder comfirmar fico agradecido.
    Desde já agradeço a sua atenção, e dar-lhe os Parabéns por este Blog que está Magnifico.

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    1. Olá, peço desculpa pela demora em responder...
      Relativamente à questão, Limitar a inclinação transversal do veículo provocada pela força centrífuga, quando este descreve uma curva são os estabilizadores que têm esta função, assim confirmo que a resposta certa é esta mesmo que refere, a "A", a barra de torção é um amortecedor, logo tem esta finalidade.
      Continuação de bom estudo...

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  6. QUAL É A FINALIDADE DA BARRA DE TORÇÃO?

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    1. Absorver os choques provocados pelas irregularidades da via;

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    2. Boa Noite Sr. Instrutor, mais uma vez quero dar-lhe os parabéns pelo seu trabalho desenvolvido neste Blog que me ajudou bastante aquando do meu exame de Mecânica.
      Agora como ando na formação do CAM gostaria de saber se tem conhecimento de alguma coisa aqui na Net que possa ajudar parecida com o seu BOG ou similar.
      Despeço-me agradeço atenção dispensada.

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  7. Peco desculpa chatear tenho a elogiar este blog excepcional mas na temática 1, tou com umas duvidas perguntei ao meu instrutor e ele disse-me confirmou-me que 3 estão erradas, na 1. e a C e não a A depois na 48. e a B e não a C e na 55. e a C não a B' gostaria que me tirasse essas duvidas obrigado

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  8. Boa noite.
    Ando a realisar testes atraves de um cd que consegui arranjar e algumas solucoes nao estao iguais as fornecidas aqui.

    Tema 1

    55- Para verificar da eventual existencia de folgas na direçcao deve:

    a- abanar-se repetidas vezes as rodas direccionais
    b- rodar-se lentamente...
    c- rodar-se rapidament...
    Aqui neste site a resposta correcta é a B mas quando effectuo o teste diz-me que é a C

    No tema 1
    1-A barra de torção tem por finalidade

    A-Absorver os choques provocados pelas irregularidades da via
    C-Limitar a inclinação transversal do veículo provocada pela força centrífuga, quando este descreve uma curva.
    Aqui neste site a resposta correcta é a A mas quando effectuo o teste diz-me que é a C

    Obrigado

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  9. Gostaria de deixar aqui um aviso para quem quer tirar carta de condução de veículos pesados, é desaconselhável tirar a carta em Vila Verde, uma vez que para passar no exame de condução à primeira, terás quer ser um Michael Schumacker dos pesados, serão anotadas e comentadas todas as tuas pequenas infrações, terás de passar pelos piores sitios que um pesado pode passar, tudo com o objectivo de reunir argumentos para te chumbar...
    cumprimentos
    Manuel

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  10. Boa Tarde! Em concordância com o lecionado em aula de mecânica a seguinte pergunta do tema Tema VIII (Transporte de Mercadorias) está com resposta errada:
    70 - Por norma, o sistema de acoplamento/engate para reboque montado num automóvel pesado, integra:
    A Uma cavilha que atravessa o olhal da lança com 40 ou 50 milímetros de diâmetro, entre outros.
    B Uma cavilha que atravessa o olhal da lança com o diâmetro único de 40 mm;
    C Uma cavilha que atravessa o olhal da lança com o diâmetro único de 50 mm;
    Nas soluções informa que a resposta A (40 ou 50 milímetros de diâmetro) é a correta, enquanto que em aula a resposta correta é a C (diâmetro único de 50 mm)
    Agradecia esclarecimento sobre o assunto se possível.
    Cumprimentos

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  11. Boa noite
    Na primeira questão a resposta não está correcta, porque a Barra de amarração ou torção, stress-bar ou Barra Estabilizadora é um elemento metálico que interliga as torres de uma suspensão, a fim de reduzir a movimentação do chassi provocada pelas solicitações em curvas fortes. O objetivo é manter inalterada a geometria da suspensão, com ganho em estabilidade, Não funciona como amortecedor

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