Todas as perguntas de exame que o IMT disponibilizou em ficheiros PDF e com soluções

O IMT disponibilizou todas as perguntas do exame de código de todas as categorias, em ficheiros PDF, no entanto não têm soluções.


Vejam neste link:


Contudo, aqui vos disponibilizo estes mesmos ficheiros com as perguntas do exame oficial da Categoria B/B1 e com todas as soluções elaboradas por mim:

(Observação):
Dadas as alterações que surgiram ao Código da estrada, o "site" do IMT encontra-se em atualização, no que se refere às perguntas de exame do Código.)

Assim, irão visualizar perguntas que NÃO estarão atualizadas, principalmente no tema I - Cedência de Passagem e VI e VII - Títulos de condução, obtenção, ravalidação, responsabilidade civil e criminal, contra-ordenações e cassação 


Cliquem nos links:

I - Circulação, segurança e veículos em missão urgente de socorro

I - Sinais de Perigo

I - Sinais de Proibição

I - Sinais de Prescrição específica, sinais de cedência de passagem

I - Sinais de Indicação

I - Sinalização luminosa, marcas no pavimento e outra sinalização

I - Ultrapassagem

I - Paragem, estacionamento e cruzamento de veículos

I - Outras manobras

I - Velocidade

I - Cedência de Passagem   >>> (Desatualizado)

I e III - Estado físico do condutor, alcool, drogas e medicamentos; Sinais de obrigação

III - Classificação, constituintes, inspeções, pesos e dimensões, proteção ambiente, equipamentos de segurança, acidente

III e IV - Iluminação, passageiros e carga, condução defensiva e peões

VI e VII - Títulos de condução, obtenção, ravalidação, responsabilidade civil e criminal, contra-ordenações e cassação   >>> (Desatualizado)


NOTA -  AS IMAGENS DAS RESPECTIVAS PERGUNTAS PODEM NÃO ESTAR BEM NÍTIDAS, CONTUDO SEMPRE PODERÃO VISUALIZÁ-LAS EM MELHORES CONDIÇÕES NO "SITE" ORIGINAL EM: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Condutores/PerguntasExames/Categoria1/Paginas/Categoria1.aspx   
NESTE MOMENTO NÃO É POSSÍVEL VISUALIZAR, POIS O IMT AINDA ESTÁ EM ATUALIZAÇÃO !!!

Logo que o IMT desbloquei-e esta situação, atualizarei todos os ficheiros... Obrigado

115 comentários:

  1. Muito bom ! Obrigado pela sua ideia, está a dar-me muito jeito !

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  2. velocidades como decorar?

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    1. http://www.youtube.com/watch?v=bKePVnGOqso

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  3. Queria dar-lhes os parabéns pelo blog. é realmente útil.
    Para além das perguntas do IMTT dos temas("I - Circulação, segurança e veículos em missão urgente de socorro;I - Sinais de Perigo;I - Sinais de Proibição"), cujos exercícios disponibilizou com as respectivas soluções, não seria possível disponibilizar os restantes temas, ou pelo menos mais alguns?

    Agradecia se fosse possível.
    Obrigado!
    Cumprimentos

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    1. velocidades procure o truque da "expo 1998" pela internet de certeza encontrará. cumps boa sorte

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  4. aguardo as proximas soluçoes obrgado,,,

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  5. Optimo trabalho. Só detetei uma pequena falha, queria contata-lo por e-mail mas não encontro. Provavelmente foi um erro na inserção manual das soluções.

    Circulação, segurança e veículos em missão urgente de socorro

    PÁG. 63 QUESTÃO NR. 1

    A Resposta é B, não A.

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    1. Certo... foi uma falha de escrita... A solução correcta é a "B". Logo que possível vou corrigir.
      Obrigado

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    2. A pergunta sobre o sinal de projeçao de gravilhas temporario devido a obras publicas esta errado a resposta certa é a A e nao a B

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. para quando os restantes temas?

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  8. tambem gostava de ter acesso as restantes respostas

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  9. Boa noite

    Obrigada por esta excelente ajuda

    Reparei numa falha, no ficheiro dos sinais deperigo

    na PÁG 16 a resposta é 2 B , pois o sinal refere perigo animais (NÃO selvagens)


    Quando ou onde poderei encontrar as respostas às outras perguntas, dos outros temas?

    Obrigada por tudo

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    1. Olá Ana, obrigado por ter identificado o engano ...
      Foi um erro de escrita, a solução correta é a que diz.

      JÁ CORRIGI ESSE ENGANO.

      Relativamente aos outros temas, peço desculpa pois tenho tido pouca disponibilidade, no entanto já estou a tratar em colocar mais temas...
      Obrigado

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  10. acho que este blog ja nao funciona...nunca mais o professor introduziu algo.

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  11. Olá caros leitores, peço desculpas por não ter introduzido mais temas, é que não tenho tido muita disponibilidade, contudo vou fazer um "forcing" e resolver esse problema ...
    O Blog continua a funcionar em pleno, logo que possível vou colocar mais "matéria".

    Como podem verificar já estou a colocar aos poucos ... e brevemente irei colocar os restantes.

    Bom estudo ... e já agora divulguem este blog aos vossos conhecidos e amigos,

    Obrigado

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  12. Obrigado por estar a disponibilizar os restantes temas. Visito o blog diariamente para ver se tem novidades :)

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  13. Não compreendi a resposta à pergunta 3 da página 2, Tema Sinais de Indicação nem a resposta 1 da página 6, Tema Sinais de Indicação. A resposta 1 da página 10 do mesmo tema está errada penso eu, é a B, fim de auto-estrada.

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    1. Olá Sandrinha, obrigado por ter reparado no engano na página 10 do tema "Sinais de Indicação", é verdade a solução é a "B". Foi um engano de escrita.
      Relativamente à pergunta 3 da página 2 do tema "Sinais de Indicação", a pergunta é traiçoeira, pois se pensarmos bem os quadriciclos não podem transitar neste tipo de via pois ela é destinada aos automóveis e motociclos com cilindrada superior a 50 cm3, logo não pode impor qualquer tipo de proibição aos quadriciclos. Assim sendo só pode ser a outra solução e tem lógica, pois neste tipo de via que é equiparada a uma Auto-Estrada temos que aplicar as mesmas regras que se aplicam nas Auto-Estradas, e nestas não se pode mudar de direção para a esquerda, pois não há cruzamentos, para isso teremos que saír da Auto-Estrada e depois passar por um viaduto.
      Relativamente à resposta 1 da página 6, o sinal indica-nos uma rua sem saída, logo nessa via pode-se transitar em ambos os sentidos, pois até nem tem outra solução, se lá entrar, vai ter que inverter o sentido de marcha, pois não tem outra alternativa. Assim transita-se nos dois sentidos.
      Espero ter ajudado...
      Continuação de bom estudo.

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    2. Já corrigi o respectivo engano ... Obrigado

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    3. Olá, sim já compreendi :) Obrigado

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  14. Boa noite,
    Quero felicitar o seu trabalho, tem sido uma grande ajuda e uma boa iniciativa.
    Visto ter pouco tempo para completar o seu objectivo de colocar todas as respostas às perguntas de exame do IMTT, proponho colocar primeiro as respostas relativas ao TEMA 3 “O condutor e o veículo” e principalmente ao TEMA 6 “Diversos” visto ser a matéria que gera mais dificuldade.
    Obrigado e continuação de bom trabalho.

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  15. Boas,
    Nos sinais de perigo, pág. 13, pergunta 1:
    “ Este sinal indica perigo temporário de projecção de gravilha devido a obras na via pública”
    “Certo”
    Eu também achava que era esta a resposta certa mas num teste de exame USB 2013 dizem que a resposta é “Errado”…
    Agradeço a sua ajuda.

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    1. Percebo porque consideram "errada" porque o sinal indica apenas "projecção de gravilha" e nada te diz se é por obras na via pública ou por outra coisa qualquer

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    2. Olá, peço desculpas pelo atraso em responder ...
      Relativamente à questão, analisando-a convenientemente, de facto a solução correcta é a que diz "errado". É verdade o que diz o comentário anterior, de facto não há sinalização nenhuma que refira obras no local ... E se pensar-mos que a sinalização temporária por regra geral utiliza-se em locais onde exista obras, é verdade, e por este motivo seria a resposta "certo", contudo não é só por este motivo, também pode ser pela existência de obstáculos ocasionais na via pública, por exemplo, logo sem dúvidas nenhumas que a solução correcta é a que diz "errado".
      Logo que possível vou corrigir a solução... Obrigado

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  16. Caro Sr. Instrutor,
    Tenho dúvida na seguinte pergunta: Tema I- Sinais de Prescrição Específica, pág. 23, 2º Questão.
    Para seguir em direcção à A1, eu responderia que devo seguir em frente, visto que na minha opinião vou na 2ª Faixa, e ao lado da 1ª Faixa temos um poste, pelo que deduzo que não hajam mais faixas à esquerda. Tanto a 1ª e a 2ª faixa pelo sinal dão para seguir em direcção à A1. No entanto na correcção a resposta certa é a C. Porquê?
    Atentamente,
    Sandra

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    1. Olá Sandra, antes demais peço desculpa pela demora em responder...
      Relativamente à questão, a imagem não é muito esclarecedora e induz em erro, é que à sua esquerda existem não uma mas sim duas vias de trânsito. Não parece, mas é verdade, se reparar na sinalização vertical e se alinhar esses mesmos paineis com as setinhas em direção às vias de trânsito vai chegar a essa conclusão. Repare bem ... são 4 setas nos painéis para as 4 vias de trânsito, e já agora repare bem lá no fundo da imagem, conseguimos ter essa ideia. Espero ter conseguido tirar a sua dúvida...
      Cumprimentos e bom estudo.

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  17. Olá,
    As perguntas e as respectivas imagens destes PDF disponibilizados pelo IMTT são idênticas às perguntas e respectivas imagens que saem no exame oficial? Ou a única diferença é que as imagens oficiais das respectivas perguntas são mais nítidas?
    Outra coisa… Fiquei um bocadinho chocado quando me perguntaram as velocidades sobre todos os veículos, se fizer a categoria B, vão sair as velocidades de outros veículos que não sejam ligeiros?

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    1. Olá, não fique preocupado, as perguntas e imagens destes PDF não são identicas, são exactamente estas que saiem no respectivo exame oficial, claro que com outro tipo de formato, não em PDF.
      E sim, as imagens são bastante mais nítidas no respectivo exame oficial, não se preocupe. Os PDF que elaborei com as respectivas imagens e perguntas com soluções são exactamente iguais aos PDF do "site" do IMTT, contudo o programa que usei para vocês poderem visualizar deixa as imagens com fraca qualidade, e por vezes pouco nítidas. Peço desculpas por isso, no entanto se surgirem dúvidas na imagem, sempre podem ir ao site original ver essa mesma imagem.
      Relativamente às velocidades, sim é verdade, mesmo só tirando a cat. B, têm que saber as velocidades todas dos outros veículos, pois saiem no respectivo exame.

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  18. Quando estara pronto o resto? obrigado por tudo

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    1. Olá Tiago, logo que possível vou colocar os restantes temas... peço mais um pouco de paciência.
      Obrigado.

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  19. Bom dia. Eu penso que a resposta da pergunta nº4 da página 16 do tema VI e VII está errada. Os titulares de carta de condução de automóveis ligeiros, categoria B, não podem conduzir Máquinas industriais ligeiras. Só os titulares de carta de condução da categoria B1 é que podem conduzir este tipo de máquinas.

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  20. Olá Carlos, reparei que já se está a referir às novas alterações que surgiram no Código da estrada, nomeadamente no que se refere a este tema. É verdade que agora a categoria B1 permite conduzir máquinas industriais ligeiras, o que não acontecia anteriormente, contudo atenção, quem tira a categoria B, automaticamente fica com a B1 incluída. Não poderia ser de outra forma, não teria lógica nenhuma.
    Assim, a resposta está correta.
    Pode confirmar isso nos meus apontamentos em:
    "Dicas para passar no exame de código", depois "Apontamentos do instrutor ...", depois "Tema VI, ver RHLC_PrincipaisAlteracoes_DL_138-2012, na página 7 refere isso mesmo"
    Continuação de bom estudo ...

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  21. Boa tarde, gostaria de pedir esclarecimento no tema I- paragem estacionamento e cruzamento de veiculos: gostaria que me explicasse em que se baseiam as suas respostas, ja que na pagina 9 eu nem consigo identificar se e nacional, parecendo me uma auto estrada, por exemplo.
    pág 9 pergunta 2
    pág 13 pergunta 2
    pág 25 pergunta 1
    pág 33 pergunta 1 e 2
    pág 51 pergunta 4 -> que via e esta afinal? parece auto estrada e assim sendo é verdadeira!

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    1. Olá Tiago, eu compreendo todas as suas dúvidas, de facto são questões um pouco duvidosas e não esclarecedoras e que podem induzir em erro, ora vejamos:
      Na pág 9 pergunta 2, apesar de parecer uma Auto-Estrada, com características que a identificam, também tem que ser sinalizada como tal, não sendo o caso, pois não há nenhum sinal que identifique,(nomeadamente sinal azul), nesse sentido não podemos considerar Auto-Estrada. Temos que considerar outra via fora da localidade e assim sendo só podemos considerar certa a "C". Só um pormenor, o sinal azul que vemos não identifica Auto-Estrada, pois é um sinal de informação e estes regra geral são azuis.

      Na pág 13 pergunta 2 tem toda a razão, foi um engano meu de escrita, a solução correta é a "A". peço desculpas, vou já corrigir.

      Na pág 25 pergunta 1 tb compreendo a sua dúvida, pois na realidade nenhuma das duas estaria completamente correta, contudo a solução "B" está errada, pois olhando para a imagem o pesado chega por último à passagem estreita, e assim sendo pela regra terá que ceder passagem ao ligeiro. Neste caso não sendo bem o motivo que refere a solução "A" só sobra esta para estar correta.

      Na pág 33 pergunta 1 é exactamente pelo mesmo motivo que expliquei anteriormente, apesar de parecer Auto-Estrada, não há sinalização que nos indique que seja, logo temos que considerar outra via fora da localidade. Estas são questões traiçoeiras !!!
      Na pág 33 pergunta 2 se reparar lá ao fundo existe um sinal de fim de parque autorizado do lado esquerdo, logo significa que antes desse mesmo sinal nós estamos autorizados a estacionar. Para existir um fim de sinalização tb tem que existir um início.

      Na pág 51 pergunta 4 é exactamente igual ao caso anterior, apesar de parecer não podemos considerar que é Auto-Estrada, logo tem que ser falso.

      Existem questões e imagens que não são explicitas e que geram dúvidas, é verdade e além disso ainda encontramos algumas que são traiçoeiras, sendo o caso destas... temos que estar atentos a isso mesmo.

      Espero ter esclarecido as suas dúvidas... continuação de bom estudo.

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    2. Baseando-me na PEN 2013 B/B1 com 4.000 perguntas e respostas do IMTT, as suas respostas influenciadas sobre o fator se é ou não autoestrada estão erradas, um pormenor interessante para saber como devemos responder, é que nas perguntas do IMTT, sempre que as faixas de rodagem têm separação física (aqueles ferros no meio) é autoestrada.
      Cumprimentos.

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    3. Olá caro leitor, aí é que se engana, nem todas as faixas de rodagem que têm separação física (aqueles ferros no meio)são consideradas autoestrada. Pode comprovar através de outras imagens de outras perguntas, nomeadamente um exemplo que pode ver no tema I - Velocidade, na página 61 pergunta 2 onde parece de facto uma Auto-Estrada com características que a definem, no entanto é uma nacional, pois aparece um sinalzinho pequeno a referir isso, por isso muita atenção, às vezes o que parece ser nem sempre é. Siga o meu conselho e vai ver que terá sucesso...
      Eu compreendo a sua interpretação, contudo volto a frisar essa imagem é uma ratoeira, eu até lhe posso dizer que na realidade até é uma Auto-Estrada, (não tem outra lógica), contudo a resposta que temos que dar no exame tem que ser como se não fosse, pois como já referi não existe nenhum sinal que confirme isso e nós não somos "adivinhos" assim a resposta que eles pretendem é esta mesmo que já referi. Se pretender seguir o meu conselho, vai ver que o vai beneficiar, se não é consigo...
      Cumprimentos e continuação de bom estudo.

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    4. E já agora outra situação, se por acaso o IMT considerar esta minha solução errada, é motivo de reclamação, pois as imagens no que se refere a identificar o tipo de via em que estamos a transitar têm que nos indicar algo em que possamos identificá-la, se não regra geral temos que considerar como sendo uma via fora da localidade por exemplo.

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  22. Boas,
    Eu sei que nem todas as faixas de rodagem com aqueles ferros são auto-estradas…
    Atenção! Estou a basear-me nas respostas do IMTT e a tentar encontrar uma logica para eles terem respondido assim, porque muitas vezes as respostas deles podem ser interpretadas de muitas formas...
    O que me levou a escrever o texto, foi o facto das suas respostas não coincidirem com as respostas da PEN 2013,
    -Paragem, estacionamento e cruzamento de veículos:
    Pág. 9, P.2- A
    Pág. 33,P.1- A
    Pág. 51, P.4- B

    Cumprimentos.

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    1. Olá, é verdade o que refere... por vezes temos dúvidas em perceber qual a resposta que eles (IMT) pretendem. De acordo com as imagens e perguntas que eles colocam podem ser interpretadas de várias formas. Nesse sentido podemos ter duas respostas que podem ser consideradas corretas, sendo que, assim podemos reclamar se não concordarmos com a solução que eles referem. É o caso destas 3 perguntas, na verdade e olhando para as imagens, são Auto-Estradas, contudo mais uma vez refiro que falta a tal sinalização, e assim temos que nos basear nisso mesmo, não podendo considerá-la. Se por acaso não for este o raciocínio do IMT, então aconselho-vos a fazer a tal reclamação.
      Continuação de bom estudo e cumprimentos.

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  23. Boa noite, gostaria que me explicasse a perg. 3 pag. 8 do tema III classificações, constituintes, inspecções, pesos e dimensões, eu coloquei a resposta C porque na escola era a que dava correcta, mas a resposta aqui esta como A, obrigada

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    1. Olá Catarina, posso lhe dizer que nenhuma das 3 soluções está completamente correta, ora vejamos:
      O que diz o Código da Estrada relativamente a este tema é que devemos usar o sinal de pré sinalização de perigo em caso de imobilização forçada por avaria ou acidente e este fique na faixa de rodagem ou na berma, ou então nestas tenha deixado cair carga.
      A solução "C" não está correta, pois refere paragem e estacionamento, sendo que por essa ordem de ideia, sempre que eu estacione por exemplo dentro de uma localidade e na faixa de rodagem, pois é permitido eu teria que colocar sempre o triângulo de perigo??? Não tem lógica nenhuma...estávamos tramados!!!
      Se eles referissem imobilizados, aí seria diferente ...
      A solução "A" também não está completamente correta, contudo perante estas três é a mais aceitável, pois se eu deixar cair carga na faixa de rodagem, pode ser considerado perigos vários, só neste sentido ...
      Na minha opinião existe uma lacuna nesta pergunta e respostas, talvez a intenção do IMT fosse referir-se a quando os veículos fiquem imobilizados na faixa de rodagem... mas perante esta situação eles têm que assumir o engano... Assim o meu conselho é: se por acaso responder ou a "A" ou a "C" eles deviam considerar correto. Se isso não acontecer sempre podemos reclamar.
      Espero ter ajudado... continuação de bom estudo e cumprimentos.

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  24. Nas velocidades a Perg.1 Pag. 2 não está correcta no meu parecer, pois quando passar o sinal vertical estou fora de um localidades, e fora das localidades nenhum veiculo pode atingir velocidades superiores a 90km, eu penso q a Resposta é a B e não a A, mas corrija-me se eu estiver errada, obrigada

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    1. Olá Catarina, é verdade tem toda a razão, foi um erro de escrita da minha parte, a solução correta é a "B". Peço desculpa, vou já corrigir.
      Cumprimentos e continuação de bom estudo.

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  25. Boa Tarde ... no tema das velocidades tenho várias perguntas q não consigo compreender as respostas
    Pag. 4 p.3 eu respondi a A porque não diz q tipo de automóvel é, eu com a palavra posso deduzi q fosse um ligeiro de passagueiros.
    Pag.14 p.4 e Pag. 31 p.3
    Pag. 59 p. 1 respondi a B
    p. 2 eu coloquei a C porque achei q nestes caso nunca se punha um limite, achei a c mais correcta
    p.3 a B, pois nao se trata so de uma localidades mas tbm de um sinal de perigo de estreitamento
    p.4 nesta acho q a resposta ta incorrecta a correcta é a B
    Pag. 95 p.1 nao percebi.

    desculpe ser tantas perguntas, mas poderia-me ajudar nas minhas duvidas
    cumprimentos e obrigada por este site :)

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    1. Olá Catarina, vamos então analisar:
      Na pág 4 p.3 temos que ter atenção, pois quando não especifica se é de passageiros ou de mercadorias, temos que considerar apenas ligeiro (e este pode ser de passageiros ou de mercadorias), sendo assim naquela via, os 90 KM/h é a solução correta, pois tanto com um ligeiro de passageiros ou com um ligeiro de mercadorias podemos circular a essa velocidade naquela via.

      Na pág 14 p. 4 o código refere que só é obrigatório moderar a velocidade nas lombas de MÀ VISIBILIDADE, logo a solução correta é a "A", pois não é obrigatório em todas as lombas. "Esta é uma ratoeira, cuidado"

      Na pág 31 p.3 é exactamente a mesma situação, só é obrigatório moderar a velocidade nas curvas de má visibilidade, não é em todas.

      Na pág 59 peço desculpas pois as soluções estão todas erradas, foi um lapso da minha parte, foi um "copy past" mal efectuado. VOU JÁ CORRIGIR E COLOCAR AS SOLUÇÕES CORRETAS.
      JÁ ESTÁ CORRIGIDO.

      Na pág 95 p.1 o código da estrada refere que devemos também moderar a velocidade nas pontes, logo a solução correta é a "B", e já agora nesta ponte desta imagem também estamos perante uma lomba de má visibilidade, logo tb é mais um reforço.

      Espero ter ajudado, se tiver mais dúvidas disponha ...
      Continuação de bom estudo.

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  26. Pergunta 4 da Página 51 do tema I - Paragem, estacionamento e cruzamento de veículos,
    Resposta certa é a B, dado que a paragem/estacionamento na via em questão (auto-estrada) só e possível nos locais a esse fim destinados, não se considerando uma paragem forçada em caso de avaria/acidente contemplados etimologicamente na definição de parar ou estacionar na via pública. Estou correcto?

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    1. Olá Tiago, está enganado... Já lhe expliquei esta situação anteriormente !!! Apesar de parecer Auto-Estrada, com aquele separador físico central, NÃO PODEREMOS CONSIDERÁ-LA, pois como já referi, não há nenhum sinal que a identifique, como tal regra geral temos que considerar como se fosse outro tipo de via, por ex, nacional ou itinerário complementar, assim a resposta terá que ser a "A".

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  27. I - Outras manobras, pergunta 1 da pagina 4. A manobra de marcha atrás é proibida nos tuneis. a afirmação é VERDADEIRA, e nao falsa como na solucao. certo?

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    1. Aqui está completamente correto, peço desculpa, foi um engano de escrita da minha parte. Vou já corrigir. Obrigado.

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  28. I - Outras manobras pergunta 4 pag 23 esta errada. eu nunca posso fazer marcha atras na ponte, seja por recurso ou auxiliar.

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    1. Aqui está enganado ... Regra geral é proibido fazer marcha atrás nas pontes, no entanto sempre que digam, efectuá-la como manobra de recurso apenas, é possível fazê-la. Ora veja, por exemplo em caso de cruzamento de dois veículos numa ponte estreita em que já entraram os dois lá dentro e só dá para passar apenas um, alguém terá que fazer marcha atrás e neste caso será uma manobra de recurso, pois não têm outra solução. A manobra de recurso significa isso mesmo, não têm outra solução senão efectuar a marcha atrás. Assim, sempre que refiram efectuar a marcha atrás como manobra de recurso, ela é permitida em todos os locais onde ela é proibida, pois não há outra solução. Espero lhe ter esclarecido.

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  29. I - Outras manobras pergunta 4 pagina 40 pode esclarecer me a resposta dada?

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    1. Aqui é por exclusão das outra duas que estão erradas ... A manobra a que se referem é a inversão sentido de marcha, e neste caso só sobra a solução "B" que está sempre correta, pois a manobra é proibida em locais de má visibilidade e o local mostra isso mesmo. Agora tb podíamos era referir que existem outros motivos para ser proibida, por ex a linha contínua que separa os sentidos de trânsito.

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  30. I- Velocidades, pág 4. pergunta 3.
    A velocidade de um lig. de passageiros com reboque na auto estrada é 100 km/h, e na correcção diz que é 90. Está incorrecto !

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    1. Está enganado ... Atenção que esta pergunta tem ratoeira... Tiago quem é que lhe disse que era um ligeiro de passageiros? Na pergunta nem a imagem não referem isso, assim temos que considerar um ligeiro apenas, sendo que este pode ser de passageiros ou de mercadorias, sendo assim naquela via, os 90 KM/h é a solução correta, pois tanto com um ligeiro de passageiros ou com um ligeiro de mercadorias podemos circular a essa velocidade naquela via. A SOLUÇÃO CORRETA É ESTA QUE REFIRO ... MAIS UMA VEZ ATENÇÃO A ESTES PORMENORES QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA.

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  31. I Velocidade. pagina 69 pergunta 1.
    Resposta correcta e C pois ao diminuir a velocidade diminuir-se-á a distncia de travagem! correcto?

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    1. Olá Tiago, certo essa é a solução correta, foi um engano da minha parte.
      JÁ ESTÁ CORRIGIDO ... Obrigado.

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  32. I Velocidade, pag78 opergunta 3. Resposta certa é B pois é permitido sim , serem fixados limites de velocidade inferiores e superiores, sempre que a intensidade de transito ou caracteristicas da via assim o aconselhem!

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    1. Boas,
      Acabei de ler isto no livro de código: Sempre que a intensidade do trânsito ou as características das vias o aconselhem podem ser fixados, para vigorar em certas vias, troços de via ou períodos:
      - Limites máximos de velocidade instantânea inferiores ou superiores aos estabelecidos no quadro anterior;

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    2. olá... é verdade, o código da estrada refere isso mesmo, é possível aplicar limites máximos de velocidade instantânea inferiores ou superiores aos estabelecidos, sempre que a intensidade de transito ou caracteristicas da via assim o aconselhem. Nesse sentido, a solução correta é a "B". Já corrigi a solução, Obrigado...

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  33. I velocidades pág 89 pergunta 4.
    Qualquer motociclo regra geral, pode circular na localidade, à velocidade de 50!
    40 só os motociclos de cilindrada nao superior a 50 cm^3!
    portanto REGRA geral, e não especificamente qualquer tipo de motociclo, +pode andar a 50 certo?
    Resposta B.

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    1. Mais uma vez está enganado Tiago... Como você próprio o diz existem motociclos que a velocidade máxima nas localidades é 40, os de cilindrada inferior a 50cm3. Assim, como diz a pergunta qualquer motociclo (inclui todos), podem transitar a 40 no máximo. A 50 Km/h só os motociclos de cilindrada superior a 50 cm3 e a pergunta não refere isso, diz sim todos os motociclos. Espero ter esclarecido.

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  34. Olá boa tarde! Estou com uma duvida na pergunta 3 da pagina 8, do capitulo III - Classificação, constituintes, inspeções, pesos e dimensões, proteção ambiente, equipamentos de segurança, acidente.

    Achava que a resposta certa era a (C)

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    1. Olá João, antes demais peço desculpa pelo atraso em responder, mas só foi possível agora... Relativamente à questão, posso lhe dizer que nenhuma das 3 soluções está completamente correta, ora vejamos:
      O que diz o Código da Estrada relativamente a este tema é que devemos usar o sinal de pré sinalização de perigo em caso de imobilização forçada por avaria ou acidente e este fique na faixa de rodagem ou na berma, ou então nestas tenha deixado cair carga.
      A solução "C" não está correta, pois refere paragem e estacionamento, sendo que por essa ordem de ideia, sempre que eu estacione por exemplo dentro de uma localidade e na faixa de rodagem, pois é permitido eu teria que colocar sempre o triângulo de perigo??? Não tem lógica nenhuma...estávamos tramados!!!
      Se eles referissem imobilizados, aí seria diferente ...
      A solução "A" também não está completamente correta, contudo perante estas três é a mais aceitável, pois se eu deixar cair carga na faixa de rodagem, pode ser considerado perigos vários, só neste sentido ...
      Na minha opinião existe uma lacuna nesta pergunta e respostas, talvez a intenção do IMT fosse referir-se a quando os veículos fiquem imobilizados na faixa de rodagem... mas perante esta situação eles têm que assumir o engano...
      Espero ter ajudado... continuação de bom estudo e cumprimentos.

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  35. Capitulo I pag. 81 pergunta 4, explica o porque? pff
    cap. I pag.75 pergunta 3, explica o porque? pff

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    1. Em relação à pergunta 4 da pág.81 parece-me estar a luz vermelha acesa do semáforo pelo qual qualquer veículo em missão urgente perde a prioridade (tal como nestas situações: STOP, Passagem de nível (caso outro veículo queira sair da mesma)ou o veículo em missão urgente entra numa auto-estrada ou em vias reservadas (caso o veículo que tem o veículo em missão urgente à direita não consiga abrandar em segurança de modo a que ele passe).
      Em relação à pergunta 3 da pág.75 o veiculo da frente no caso de nevoeiro deve ter os mínimos (que atrás são as mesmas dos médios) e os faróis de nevoeiro (que são obrigatórios atrás).

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    2. Olá,
      Atenção que qualquer veículo em missão urgente de socorro NÃO perde a prioridade perante a luz vermelha do semáforo ou perante o STOP, é obrigado sim a suspender a marcha, ou seja, parar para verificar se pode avançar em segurança e depois continua a ser o primeiro a avançar, pois tem prioridade.
      Relativamente à pergunta temos que ter atenção ao semáforo pois ele dá-nos outra informação através do sinal amarelo intermitente com uma seta preta inscrita que está do lado direito, e neste caso se o veiculo em missão urgente pretender mudar de direção à direita, perante este amarelo intermitente pode-o fazer com precaução.
      Relativamente à outra pergunta, o veiculo da frente no caso de nevoeiro deve ter os médios à frente que atrás são consideradas luzes de presença e além disso ligar os faróis de nevoeiro.
      Continuação de bom estudo e boa sorte ...

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  36. capitulo I Sinalização luminosa, marcas no pavimento e outra sinalização (esqueci-me de referir lOl)

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  37. Boa tarde vou fazer o exame de código das categorias B/A1 e gostaria de saber quantas perguntas posso falhar.

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    1. Olá,
      Neste caso o Exame é constituído por 40 questões, sendo 30 sobre disposições comuns (Código) e 10 sobre disposições específicas (mota). Tem a duração de 40 min. e o candidato aprova se responder acertadamente em pelo menos 36 questões.
      Continuação de bom estudo e boa sorte ...

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  38. Este comentário foi removido pelo autor.

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  39. na categoria: Paragem, estacionamento e cruzamento de veiculos, na pag 17, pergunta 1, a resposta não é a C?

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  40. Olá,
    Na categoria I- Cedência de passagem, na página 34, pergunta 1 a resposta correta é mesmo a A?

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    1. Sem efeito.. Já percebi.. a ambulância está a sair de um caminho particular, não reparei bem na imagem eheh

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    2. A AMBULÂNCIA NÃO ASSINALOU MARCHA DE URGÊNCIA, LOGO NÃO TEM PRIORIDADE

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  41. Boa tarde,
    Na categoria I - Sinais de Perigo porque é que a resposta à pergunta 1 da página 12 é a opção B em vez de a A?

    Obrigada

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    1. A sinalização temporária destina-se a prevenir os utentes da existência de obras ou obstáculos ocasionais na via pública, logo pode não ser uma obra

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  42. olá, boa tarde, gostava de saber se tambem tem para a categoria A/A1 (motociclos) ou se estaria interessado em recebe-las

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    1. desculpe de me estar a intrometer, mas penso que as perguntas da cat B/B1 são exactamente as mesmas, pelo menos tenho ideia disso. Acho que só diferente é o número de questões a responder no exame e o número de questões que poderá errar no mesmo.

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  43. Bom dia, estou prestes a ir a codigo no fim deste mes, e um pouco nervosa, queria saber ao certo quais as categorias k mais saem nos testes? obrigado

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  44. Boa tarde.
    Na Categoria I-Velocidade, na página 14 pergunta 4: "Ao circular numa lomba estou sempre obrigado a moderar a velocidade. Concorda com a afirmação?"
    Gostava de saber porque é que a resposta certa é "Não".
    Obrigada.

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    1. de má visibilidade, o instrutor já tinha respondido a essa questão

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  45. Boa Noite,
    No pdf sobre ultrapassagem, na última pergunta da última página, diz:
    "Sempre que à minha frente circula um veículo de marcha lenta, a manobra de ultrapassagem é permitida."
    E a resposta colocada como certa foi "Certo". Isso está correcto? Se se tiver de transpor ou pisar uma linha contínua continua a ser permitido?
    Desde já agradeço pela resposta.

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  46. Ola amigos,
    Fiz login na conta google e consegui abrir o pdf, no entanto não estou a ver como é que posso guardá-lo no meu PC para depois imprimi-lo. Para além disso quando tento imprimir diretamente do site dá um erro 404.
    Alguem me pode ajudar?

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  47. Boa tarde

    Gostaria de obter um esclarecimento, porque a meu ver a sua resposta não está correcta.

    Na questão. Um condutor deve saber que o carácter provisório da carta de condução obriga sempre a:
    a)Realizar novo exame para obter a carta de condução definitiva.
    b) Ter que aguardar o fim do período probatório para obter o título definitivo independentemente das infracções que pratique.
    c) Um regime contra-ordenacional mais penalizante.

    A sua resposta certa que indicou foi a b). Não seria mais correcto a resposta ser a c)?

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    1. quando passar ao exame de condução eles dão é a carta provisória, logo depois chegará a casa a carta definitiva

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  48. olá eu já fui a exame de código duas vezes e errei 4 nas duas...faço os testes em casa e na escola e erro duas tres.. gostaria que me explicasse um bom metodo para estudar já que não sei que mais hei de fazer. obrigada.Ligia

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  49. Ola
    Tenho estado a fazer o teste do tema I e estou com algumas dúvidas nas seguintes questões:
    Na página 41 na segunda
    Na página 62 na terceira
    A minha dúvida é se só posso utilizar a via o lado esquerdo da faixa de rodagem para ultrapassar e mudar de direção ou apenas ultrapassar?
    Obrigada

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  50. Não ha exames oficias de A+B?

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  51. Ola, gostaria que me esclarecem uma duvida. No tema I - Circulação, segurança e veículos em missão urgente de socorro, na página 41 pergunta 2...o veiculo dos bombeiros esta a entrar numa autoestrada pelo ramal de acesso, tem o sinal de cedência de passagem inclusive e perguntam se devo ceder a passagem, a minha resposta é não, mas nas soluções diz que devo ceder a passagem, não estou a perceber.

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    1. Olá, deve ceder a passagem ao veículo dos bombeiros porque:
      1 - O veículo dos bombeiros assinala a marcha de urgência;
      2 - Trata-se de uma estrada nacional (N224).
      Tal não se verificava se fosse numa AE ou via reservada a automóveis e motociclos.
      Espero ter ajudado.

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  52. Olá! estas são todas as perguntas que podem sair no exame de código? ou fazem sempre perguntas novas e nunca repetem?

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  53. Boa tarde.
    No PDF acerca dos "Sinais de Indicação", na página nº 8, na 1º questão, a correção está certa? Se sim, gostaria que me explicasse porquê. Sempre pensei que sempre que aparece uma "saída a 500 metros", com aquele formato, se tratava de uma auto-estrada.
    Aproveito também para referir que esta ideia de disponbilizar as correções das perguntas é excelente e está a ser muito útil para o meu estudo de código. Por isso, deixo aqui o meu agradecimento por este trabalho.
    Saudações!

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  54. Boa noite.
    Todos os resumos dos temas, todas as perguntas e soluções de todos os temas são atualizadas e seguras para poder estudar e perceber?
    Obrigada

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  55. nos sinais de proibição a pergunta 3 da pagina 28 esta bem respondida?

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  56. Falta V - Vias de trânsito, condições ambientais adversas bom trabalho pela frente

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  57. Boa tarde, o blog esta atualizado segundo as regras de 2015 ?

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  58. Boa tarde , eu estou a tirar a carta A1 e queria saber quantas perguntas tera o meu codigo e se ja fico apos a realizacao do exame ja com o codigo de ligeiros feito ou tenho de fazer aos 18 o exame teorico de novo ? obrigada !

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  59. Obrigada por ter feito este excelente trabalho mas eu quero saber se tem as perguntas sobre as Vias de trânsito, condições ambientais adversas? Muito obrigada

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  60. Boa tarde....tenho exame daqui a alguns dias,mas ainda erro muitas, mesmo as cedências de passagem e titulos de condução, obtenção estarem em atualização, nos restantes ponwtos se estudar por lá as perguntas são as mesmas?
    Obrigado :) ...

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  61. Boa tarde....tenho exame daqui a alguns dias,mas ainda erro muitas, mesmo as cedências de passagem e titulos de condução, obtenção estarem em atualização, nos restantes ponwtos se estudar por lá as perguntas são as mesmas?
    Obrigado :) ...

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  62. Boa tarde....tenho exame daqui a alguns dias,mas ainda erro muitas, mesmo as cedências de passagem e titulos de condução, obtenção estarem em atualização, nos restantes ponwtos se estudar por lá as perguntas são as mesmas?
    Obrigado :) ...

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  63. bom dia... No tema 3, a pergunta 1 da página 8 está bem corrigida? pesnso que não, pois nao é via de transito ma sim faixa de rodagem, sendo a A a resposta correta.

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  64. Boa noite, está tudo atualizado de acordo com o código de 2015? Muito obrigada pela sua iniciativa ao criar este site!

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  65. A sinalização existente nesta via pública permite-me

    utilizar os passeios. Concorda com esta afirmação?

    A- Não, a utilização do passeio é proibida.

    B- Sim, mas apenas o passeio do lado direito da via pública.

    C- Sim, o passeio tem largura suficiente e a sinalização não proíbe.

    Por que é que nesta pergunta é a opção A?

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    1. A utilização do passeio é sempre proibida. O passeio é para os peões e não há sinalização que indique que o passeio pode ser utilizado por automóveis (os velocípedes podem se houver uma pista especial para os mesmos), a não ser a sinalização de parque e mesmo essa é rara em passeios.

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  66. Onde estão as perguntas de sinais de obrigaçao? Obrigado

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  67. Pq é que diz desactualizado? (É pq existe mais/novas ou pq não esta de acordo com as novas regras?)

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  68. Relativamente às questões sobre o tema 'outras manobras', queria alertar que existem alguns erros nas soluções, por exemplo o facto de não se poder efectuar a manobra de marcha atrás em pontes e em que as respostas dizem que sim, mas só como manobra de recurso. Mas de resto muito bom.

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